Daltonismo.
3:48 PMNo meu blog arbodarei de tudo. Meu cotidiano, meus trabalhos, meus interesses. Se voce se identifica que bom, se não se identifica que bom também.
Mas eu estava fazendo trabalho de biologia sobre daltonismo e achei muitas coisas interessantes, sobre daltonismo, e aposto que muita gente não sabe muito sobre o assunto.
Então achei que seria interessante abordar esse assunto no blog.
É uma alteração da visão, onde quem sofre tal distúrbio não sabe distinguir certas cores, como principal verde e vermelho. Há casos que não se tem a percepção do azul, mas são raros, assim como os que enxergam em preto, branco e cinza. Esse defeito de visão se dá pelas células responsáveis pela percepção das cores (os cones). Estima-se que 8% das pessoas que são portadoras do daltonismo, são homens. No caso das mulheres apenas 1% dos casos.
A retina possui três tipos de células sensíveis a cores, cada tipo é responsável pela percepção de uma determinada região do espectro luminoso. E sendo cada um “representado” por um tipo de cor, vermelho, verde e azul, que são cores primárias da visão. Essas cores quando são combinadas de certa forma, geram todos os outros tons. Então cada cor que enxergamos é dependente do quanto cada cone é estimulado. Nos daltônicos os cones não estão em números suficientes ou apresentam alguma alteração que impede o envio adequado dessas mensagens.
O daltonismo é um transtorno hereditário recessivo ligado ao sexo, do cromossomo X. Por se tratar de uma anormalidade relacionada ao sexo, assim é observado com mais freqüência nos homens do que nas mulheres, visto que o homem é XY e a mulher XX, e para ser daltônico precisa-se que o cromossomo X esteja afetado, e como o homem só tem um X, caso esteja com “defeito” o menino já nasce daltônico. Porém a mulher teria que ter os dois cromossomos XX afetados, então assim ela teria que herdar de seu pai e de sua mãe.
Sexo | Genótipo / Fenótipo
Masculino | Xd Y / Daltônico
XD Y / Normal
Feminino | XdXd / daltônica
XDXd ou XdXD / normal
XDXD / normal
CURIOSIDADES
John Dalton, físico e químico inglês, criador da teoria atômica, estudou nele mesmo a doença que ficou conhecida como daltonismo.
A maioria dos daltônicos não sabem que possuem tal distúrbio na visão.
Geralmente é descoberto se a pessoa é daltônica sim ou não, quando criança, assim que ela começa aprender sobre as cores ou através de combinações duvidosas de roupas.
Embora ainda não exista cura para o daltonismo, isto não costuma ser traumático para a grande maioria das pessoas. Há, porém, uma empresa americana fabricando lentes que permitiriam a distinção de cores pelos daltônicos.
Existem profissões onde portadores de daltonismo não podem ser empregados, por exemplo, pilotar uma aeronave, ser maquinista, trabalhar com navegação marítima porque as cores são essenciais para estas profissões. Mas não encontrar um trabalho não é problema, pois há muitos outros empregos não dependentes do empregados com a visão normal. Van Gogh, o pintor, era daltônico.
Sites:
0 comentários