What's so funny about mental illness? (TED)

5:47 PM



"Porque sabem a única coisa que você consegue com essa doença, e isso vem com o pacote, é que você tem um real sentimento de vergonha, porque seus amigos dizem: Qual é?! Me mostre o tumor, me mostre o raio x" e é claro que você não tem nada pra mostrar, então você fica realmente chateada consigo mesma porque pensa: eu não estou sendo bombardeada e nem moro em uma cidade ruim..."

"Então minha pergunta é: por que quando as pessoas têm danos mentais, é sempre imaginação fértil? Por que é que qualquer órgão pode adoecer e você receber compaixão, exceto o cérebro?"

"Ok, vou explicar isso a vocês. Quando nós éramos o homem antigo, milhões de anos atrás, e de repente nos sentíamos ameaçados por um predador, certo?  poderíamos. Vamos lá, nós nos enchíamos com nossa própria adrenalina e nosso próprio cortisol, e então matávamos ou morríamos, comíamos ou éramos comidos, e então gastávamos este combustível de uma vez, e voltávamos ao normal. Ok. Então o problema é, hoje em dia, com o homem moderno, quando nos sentimos em perigo, ainda nos abastecemos com nossas próprias químicas mas, como não podemos matar guardas de trânsito  ou comer agentes imobiliários, o combustível permanece no nosso corpo repetidamente, então estamos em constante estado de alerta, um estado constante. E há outra coisa que aconteceu. Cerca de 150 mil anos atrás, quando a linguagem surgiu, começamos a colocar em palavras esta constante emergência, e não foi apenas: "Oh meu Deus, há um tigre dente-de-sabre," o que poderia ser, era: "Oh, meu Deus, não enviei o e-mail. Ai, meu Deus, minhas coxas estão muito gordas. Ah, meu Deus, todos podem ver que eu sou burra. Não fui convidada para a festa de Natal!" Então ficamos com esta cobrança mental contínua, que se repete até nos levar à loucura, então, você vê qual é o problema?"

PARA ASSISTIR O VÍDEO: CLIQUE AQUI

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images

Navigation-Menus (Do Not Edit Here!)

Subscribe