A internet tornou-se um lugar de ódio

2:40 AM

Nos foi informado que a derivação da internet vem da época das grandes guerras para que houvesse comunicação rápida entre os militares. Começou com um intuito bom e com a tecnologia aprimorando cada vez mais, passou a ser utilizada como entretenimento. Uma ferramenta que vem tornando possível a globalização. É muito mais fácil você se comunicar, trocar ideias sobre qualquer coisa de outras culturas, outros países, conhecer pessoas novas que estão a quilômetros de distância.

Era mágico no começo - óbvio que não tenho como comprovar isso-, mas pelo o que eu lembro da época dos bate-papos UOL, orkut e o começo do facebook e twitter as pessoas se respeitavam e não via tanto comentário odioso por aí. De uns tempos pra cá só se vê as pessoas xingando umas as outras como se não houvesse amanhã. Pessoas deixando de serem amigas porque um não concorda com o outro. Pessoas intolerantes.

Não gosto de pessoas intolerantes, o que não quer dizer que eu vou deixar de tratá-las com respeito e educação, porque acredito fortemente que cada um tem o direito de opinião e liberdade de expressão. O que abre uma porta de paradoxo grande, porque se a pessoa tem um pensamento intolerante sobre X assunto e quer comentar sobre ele (por ter liberdade de expressão) e caso ela deseja falar o pensamento negativo que ela tem sobre esse X assunto, pode se tornar um discurso de ódio o que gera algumas brigas, porque a parte X pode se ofender com isso.

Por exemplo, eu vejo muitas coisas desagradáveis que postam no Facebook todos os dias, coisas que não concordo, mas não chego no post da pessoa e começo a falar coisas pra ofendê-las gratuitamente pelo o que elas pensam. Se eu chegar a comentar algo, eu vou tentar ser neutra mais que eu puder, mas mostrando o meu ponto de vista, sem ofender, sabe?!

Falta respeito de ambas as partes, da vítima (que se sentiu ofendido) e do agressor verbal. Ninguém é obrigado a gostar do que você gosta ou pensar do jeito que você pensa, por isso você deveria respeitar o pensamento dos outros e os outros deveriam respeitar o seu pensamento. Sempre que eu me pego pensando ou julgando alguém eu faço uma parada e penso "cada um que cuide da sua vida", eu não tenho nada a ver com a vida dela, não sei os motivos dela pensar daquele jeito. Até porque seria bem chato um mundo em que todas as pessoas pensassem igual.

O que eu gostaria de entender é o que a pessoa ganha odiando outra pessoa e porque ela sente a necessidade de expor isso para o mundo e para a pessoa? Por que as pessoas sentem o prazer de expor o ódio, mas o amor nunca? Por que quando a pessoa gosta de outra ela não pode expressar isso abertamente sem ser julgada como se fosse fraco? O mundo seria melhor se as pessoas fossem amigáveis e educadas com as outras, mesmo não gostando do que a pessoa faz ou deixa de fazer, apenas respeitando-a.

No facebook os principais temas tem sido: posicionamento político, religião, estilo musical, manifestos a favor das minorias e o mais idiota... livros de colorir (até isso as pessoas querem demonstrar ódio). No twitter, pelo menos as pessoas que eu sigo, tem sido um lugar pacífico. No máximo é pessoas chorando pitangas sobre a própria vida, sobre a própria merda e não falando dos outros. Não vou falar do YouTube porque o que tem gente se agredindo ali, meu deus! Qual a necessidade? Pra que tanto ódio? Principalmente as pessoas que fazem vlog... amiguinhos, se vocês não gostam da pessoa não precisa assistir um vídeo dela e comentar ruindades é só não assistir e nem abrir o canal.

Veja bem, concordo com você se você deseja se expressar sobre algo que a pessoa tenha feito e que você não gostou, mas acho que não há necessidade de chamar a pessoa de merda ou qualquer outra coisa, sem motivos nenhum. Se tiver um motivo, precisa mesmo chegar ao ponto de xingar? Porque não pega o tal argumento que a pessoa usou que você não gostou e explica o porquê você não concorda com ela, mas sem xingar?! Sabe, do mesmo jeito que você tem a sua opinião sobre tal assunto a pessoa tem o dela, sendo uma visão babaca ou não (porque isso é bem relativo também).

A conclusão disso é: vamos nos respeitar? Vamos respeitar as diferenças e tentar ser cabeça aberta para ouvir a opinião e quando formos opinar, que não seja de forma agressiva, que seja uma discussão saudável, sem ninguém se magoar, ainda mais se for com amigos ou familiares.


You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images

Navigation-Menus (Do Not Edit Here!)

Subscribe