UMA REFLEXÃO SOBRE O AMOR

2:13 AM

Cada um tem um jeito de pensar sobre o que é o amor, será que existe apenas uma forma de amor? Não digo sobre os tipo no sentido de fraternal, romântico e etc... mas o amor em sua essência.

Há quem diga que amor só ocorre uma vez na vida (romântico), mas será que é verdade? Se você parar pra analisar como as coisas estão, talvez ninguém ame mais ninguém. Muita gente se apaixona e desapaixona muito fácil. Aquela superficialidade nos relacionamentos, um fingimento, quando um começa a sentir mais que o outro, a pessoa que não sente muito, geralmente, cai fora. Tem o fator que as pessoas precisam, ou sentem a necessidade de mostrar para os outros que tem alguém e está bem... feliz. Só que o fato de você sentir essa necessidade, será que você está sendo feliz de fato ou tá montando um teatro?

Outra coisa que deixa tudo mais vazio e superficial é o medo de se envolver, pois você já foi machucado uma vez e não quer se machucar novamente e acaba machucando a outra pessoa. Fica num loop de um magoar o outro por já ter sido magoado.
Você dá o melhor que pode pra outra pessoa, mas ela não dá porque tem medo de começar a se doar também e se ferrar. Onde vamos parar se as pessoas não pararem com essa ideia de que quebrar a cara não é tão ruim assim. Quero dizer, é bem ruim sim, decepção, confiança quebrada, um pouco de orgulho ferido, mas sobrevivemos a tudo isso, não é mesmo? Precisamos arriscar mais pra saber o que é esse sentimento chamado amor que todo mundo fala. Pra um dia tirarmos nossas próprias conclusões sobre o que é o amor.

Será que você já sentiu o amor alguma vez? Será que já foi amado? É outra questão, que dizem, que só é capaz de amar quem recebeu amor. Se você cresce em um lar amoroso é bem capaz de que você aprendeu o que é amor, cuidado, paciência, carinho, atenção, lealdade e outras qualidades que podemos lembrar quando pensamos em amor, você saberá o que é então você poderá dar isso a outras pessoas. E quando você não conhece o que é amor, não recebe nada disso da sua família, será que é capaz de dar amor?

É bem óbvio que não podemos generalizar, mas são pontos pra reflexão. Cada ser humano é diferente do outro - bem clichê essa frase, mas é verdade. Nós somos o que já vivenciamos, isso é um fato. Se você vivenciou/vivencia coisas boas, bem provável que será uma pessoa que distribuirá coisas boas, mas se não, distribuirá pensamentos ruins, coisas negativas - isso sem entrar na saúde mental de cada, considerando apenas os "saudáveis", até porque uma pessoa saudável não vai ficar pensando sempre em coisas ruins, apenas numa "quantidade" razoável.

Fico imaginando se somos seres capazes de sentir amor mesmo, pois há tanta coisa ruim acontecendo, tanta maldade que o "ser racional" faz que penso viver entre seres incapazes de praticar o amor. Acredito que cada um tenha seu lado bom e mau, mas sabemos que um lado é maior que o outro em cada pessoa. As pessoas más conhecem o amor? E as boas?

Há hipóteses de que só é amor quando você sofre. Entretanto, será mesmo que amor é sofrer? Sofrer vale a pena? Sem entrar em palavras da bíblia que o amor tudo sofre, mas talvez sim o tudo suporta. Talvez dependa do que esse sofrer queira dizer. Por exemplo, se a pessoa que você supostamente ama não dá a mínima pra você e você sofre por isso, será que vale mesmo a pena sofrer assim? Será que é amor? O amor não deveria ser algo recíproco? Ou pode ser unilateral? Pode ser que em alguns casos o unilateral funcione, mas não é todo caso.

E pra terminar a reflexão com uma imagem do Eu Me Chamo Antônio

"O amor só termina quando não começa"

Que na verdade, essa imagem volta a ideia inicial do texto, que fala sobre amar apenas uma vez na vida, quero dizer, pode ser uma das interpretações do texto. A outra é que se terminou é porque nunca houve amor. Então será que o amor nunca termina? Caso você um dia ame alguém, você nunca mais deixará de amar, pois o amor é eterno? Mesmo se um dia você amar uma pessoa e por algum motivo se decepcionar e se chatear com ela e dizer que "não gosta" mais você deixou de amar? Ou só parou de gostar?

"Eu amo você, Dexter. Amo muito. Só que eu não gosto mais de você." - One Day.

E quando você amou alguém e passou a odiá-la? Quer dizer que você nunca amou antes? É complicado dizer que amor é para sempre. Qual é a sua ideia sobre o amor? Podemos amar várias pessoas? O amor acaba um dia? O que é o amor?

WHAT IS LOVE? PLEASE, BABY, DON'T HURT ME, DON'T HURT ME, NO MORE


You Might Also Like

6 comentários

  1. Putz, tinha escrito um comentário grande e essa droga de celular não enviou direito. Enfim, vou tentar reproduzir.

    Como sou de exatas, fico tentando achar lógica em tudo. Mas penso que relacionamentos não dá pra quantificar ou medir. Também fico pensando sobre a falta de capacidade de esperar que é aumentada com o passar dos anos. Penso que os relacionamentos demoram tempo pra ser construídos e que os que mais duram, são aqueles que cresceram com paciência e persistência. Não dá pra fazer uma criança em um mês, engravidando 9 mulheres.

    Droga! Como era esperado, meu comentário original saiu bem melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha eu meio que sou de exatas também. Como pode perceber, quase não disse afirmações e sim um texto cheio de interrogações. Pra mim é muito complicado entender os sentimentos e saber se eu já amei ou não alguém. Pra mim é tudo um grande padrão que as pessoas deveriam seguir e quando sai desse padrão eu fico bem louca.
      Já discuti com um amigo sobre isso, sobre a vida ser um padrão, mas ele é de humanas e disse que não há padrões pros sentimentos, não dá pra querer achar lógica e razão. Mas pra quem tem uma mente que pensa em padrões fica muito difícil não pensar neles na hora de amar ou analisar o amor.
      E concordo que precisa de tempo pra que as pessoas aprendam a amar, só que é complicado porque quais são todas as qualidades do amor? O que é amor pra você, pode não ser pra mim. Pra você é algo que demanda tempo, mas pra outra pessoa pode ser que não.
      É bem complexo falar sobre amor e qualquer outro sentimento. Mas é bom discutir e saber as outras opiniões.

      Excluir
    2. Verdade. Sei bem do que diz quanto a tentar traçar padrões. Hoje fiquei pensando sobre o tema e lembrei que tem uma linha de pensamento que diz que o amor não é um sentimento, mas sim uma decisão. Não é bem exatamente o que eu penso, mas acredito que aqueles esperam que o amor caia do céu do nada, estão errados.

      Excluir
    3. Sim, acredito muito nisso. É porque, na verdade, o amor é uma construção... Tem que vir das duas partes, as duas pessoas tem que querer, se, por exemplo, eu gosto de uma pessoa X e ela gosta de mim, nós decidimos ficar juntos, a cada dia vamos construir algo, sabe? E isso pode levar ao amor. Isso vai depender das duas... mas se eu gosto de uma pessoa e ela não tem interesse em mim, eu posso tentar fazê-la gostar de mim, mas se ela não tem nenhum interesse, não vai dar certo, eu vou me frustrar e provavelmente ficar com raiva da pessoa e o amor não existirá, porque, pra mim, o amor depende muito das duas pessoas.

      Excluir
  2. É mais ou menos isso que penso mesmo. Good talk.

    ResponderExcluir

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images

Navigation-Menus (Do Not Edit Here!)

Subscribe