Manipuladores

11:20 PM

Aviso: esse texto contém palavras de baixo calão.

Uma das patologias que mais fascinam o ser o humano é a Sociopatia (ou Psicopatia, que num conceito médico é a mesma coisa. No policial eles costumam diferenciar o sociopata do psicopata como um apenas manipula e o outro mata, mas os dois são classificados como Transtorno de Personalidade Antissocial no DSM). Tanto que muitas séries e filmes tratam sobre o assunto e nós costumamos consumir muito e com certo fascínio. Mas será que somos capazes de reconhecê-los? Uma das principais características deles é a manipulação. E é esse o assunto que será tratado nesse texto.

Mas o que é manipular? Segundo o dicionário:
ma·ni·pu·lar 1 - Conjugar
(francês manipuler)

verbo transitivo
1. Preparar com as mãos. = MANUSEAR

2. Mexer ou fazer funcionar com a mãos. = MANEJARMANUSEAR

3. [Farmácia, Química Preparar (certos medicamentos ou químicosmanualmente. = CONDIRCONFEIÇOAR

4. [Biologia, Medicina, Química Intervir no desenvolvimento de determinado sistema ou processocom vista à alteração da sua evolução natural.

5. [Figurado]  Condicionarinfluenciargeralmente em proveito próprio.

6. Adulterarfalsificar.

ma·ni·pu·lar 2
(latim manipularis-edo manípulosoldado raso)

substantivo masculino

"manipular", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/manipular [consultado em 18-11-2015].


O problema é saber reconhecer quando alguém te manipula, geralmente só é notado quando já é tarde demais. Quando sua vida já virou de cabeça pra baixo por causa daquela pessoa. São pessoas que farão de tudo pra que você esteja sempre a disposição delas e quando você demonstra que não está caindo nas armadilhas deste manipulador ele vai fazer de tudo para que você se sinta mal, jogará a culpa pra você ou pra qualquer outra pessoa que ele não tenha usabilidade, porque é isso que as pessoas são para ele, objetos que usa enquanto precisam, para o benefício próprio, quando não precisam mais te descartam e vão fazer de tudo pra te deixar arrasado.

Nossa, mas como você pode afirmar isso? Vivência. Demorei muito tempo pra perceber, por mais que as pessoas me avisassem pra tomar cuidado. Só que é aquilo, eles são pessoas encantadoras e conseguem te envolver muito fácil e por isso tem que ficar esperto. Se alguém te disser pra tomar cuidado com uma pessoa, tome cuidado. Porque enquanto eu era útil, era a pessoa mais amável do mundo. Na minha frente era cheio de planos, ideias, eu sou maravilhosa, meu trabalho é incrível, sou foda e outros elogios que recebia pelo meu trabalho, pelas costas era que meu trabalho não rendia, que só chegava atrasada (isso de fato acontecia, mas porque tinhamos acordado um horário flexível, só que é claro que ele não via as horas a mais que eu ficava, não é mesmo?! Isso tudo é porque alguns trabalhos começaram a atrasar e claro, como todo manipulador, a culpa nunca é dele, é de qualquer um que esteja a sua volta.

No começo era tudo maravilha, além do trabalho seríamos amigos, mas depois que eu fui reconhecendo e percebendo as coisas comecei a me desligar mais e cumprir as coisas como deveriam ser. Ele começou a notar e é claro que eu comecei a ser um provável descarte pra ele. Um dia perguntei o que estava acontecendo, porque quase todo dia que eu conversava com ele eu chorava porque era sempre culpa minha de tudo. A conversa começou horrível, mas como bom manipulador, começou a levar a conversa mole pra ficar tudo certo para que eu não saísse, falando da amizade e etc. Foi horrível ceder, saber que eu estava sendo manipulada e mesmo assim, cedi. Eu me senti totalmente impotente e covarde de não conseguir falar nada pra rebater aquilo.

Depois que saí de lá eu me sinto livre, de certa forma, porque a cada dia eu descubro mais uma mentira que inventa sobre mim pra parecer que é o santo e que não é culpado de nada. Eu deveria ter visto os sinais antes, pois sempre mentia pras pessoas. Pra mim contava uma história e pras outras pessoas ele falava uma coisa diferente e na maior cara de pau, na minha frente que já tinha escutado a história de uma forma diferente. Eu sou uma vítima clássica porque sou o tipo de pessoa calada que só observa, não fala nada. Digamos que sou presa fácil. Obviamente que as pessoas que são próximas a mim saberão de quem estou falando, mas nunca diria o nome porque acho que seria falta de respeito e ética. Apesar de que ele não faria o mesmo se fosse o contrário, a propósito, já é o que ele faz.

Antes de escrever este texto, eu não pretendia escrever nada tão pessoal assim, achei um texto que descreve muito bem esta pessoa e coisas que passei. Colocarei pontos muito importantes que ajudarão vocês a notar se alguma pessoa próxima a você é ou não manipulador, pois precisamos ficar atentos sempre se não somos capazes de sofrer muito nas mãos deles:

- São pessoas mentirosas. Elas vão mentir em benefício próprio, sempre para se safar de alguma coisa que podem ser culpadas. Quantas vezes eu já não o vi culpando alguém, sendo que no fundo eu sabia que era a culpa dele, mas pra que eu iria contrariar não é mesmo? E cuidado, porque um dia o culpado pode ser você.

- Falso afeto. Se eles ainda quiserem algo de você, porque acha que de alguma forma você ainda é útil, mas vê que está se afastando, vão usar do seu lado emocional para fazer com que continue nas mãos deles. Foi o que eu disse da conversa que fui ter com essa pessoa, ele sabia que eu ainda era útil pra ele então ele usou disso comigo e obviamente, mesmo sabendo o que ele é, eu me senti culpada de muita coisa. Eles são incapazes de sentir amor por outra pessoa, pois a única coisa que pessoas são pra eles: objetos descartáveis. Quando não precisam mais "acabou o amor" e que a pessoa se foda.

- Adoram fazer chantagem emocional. Como se eles realmente sentissem isso não é mesmo? Mas acho que no fundo é só pra fazer a gente sofrer, devem sentir algum prazer nisso. Nos últimos dias de contato com essa pessoa, teve um dia que ele chegou a falar "fiz aquilo só pra você saber como eu me sinto, a pressão que é". Ou seja, fez só pelo prazer de me sentir pressionada.

- Outra dica são os relacionamentos dessas pessoas. Como é o relacionamento com a família e amigos? Relacionamentos amorosos antigos duraram? Como foram. Procurem saber essas coisas que é uma grande chave.

- Pessoas impulsivas. Obviamente tendem a fazer coisas em benefício próprio e se tiver que prejudicar o "amiguinho" não vão se importar nem um pouco com isso. Não demonstrarão um pingo de culpa.

- Egoístas. Esse é bem óbvio também, não é mesmo?!

- Eles vão ser extremamente sedutores. Afinal, precisam conquistar a presa pra ter o que querem.

- Eles são incapazes de amar de verdade. A maioria deles conseguem fingir muito bem.

- São frios. Principalmente quando a pessoa não tem mais nenhuma utilidade, eles serão frios e trataram com indiferença ou até mesmo com maldade.




E no fim das contas o que eu desejo pra ele? Bem, eu desejaria muito que ele procurasse ajuda psicológica e se tratasse e se isso é possível que ele seja verdadeiramente feliz e que as coisas possam dar certo pra ele, mas sem precisar pisar nas pessoas.
Uma vez, logo no começo ainda ele me mostrou um link com 30 dicas para perceber um manipulador (algo assim) e me disse que já tinha feito acompanhamento psicológico e tinha como diagnóstico ser manipulador. Pra vocês verem o quão trouxa eu fui, ele mesmo me avisou e ele é tão na lábia que eu achava que ele realmente gostava de mim como pessoa, gostava da minha companhia e me tinha como amiga. Pessoas, vocês não vão mudá-los, se vocês acham que eles vão ser capazes de amar, se você não tiver mais utilidade, esquece. Então é melhor evitar ter contato muito pessoal, só se for muito necessário, como era o meu caso que trabalhávamos juntos. Fora isso, caí fora que é "treta".

Espero que o texto tenha sido útil de alguma forma!

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images

Navigation-Menus (Do Not Edit Here!)

Subscribe