To me, everything is about physics!

1:46 AM

Como há muito tempo não escrevo nada no blog, por falta de tempo e inspiração, descreverei algumas partes de dias aleatórios em que peguei-me pensando sobre física no dia-a-dia.


Uma vez eu estava dormindo e acordei por causa dos barulhos que vinham de fora da minha casa. Meu vizinho em obras (que são intermináveis) e de uma escola que tem aqui perto, creio que na escola havia algum campeonato de futebol, ou sei lá. De qualquer maneira toda essa barulheira me acordou. Fechei a janela e me deitei novamente. Mas enquanto eu tentava dormir comecei a imaginar as ondas mecânicas do som "entrando" através de outros "buracos" que minha janela tem e da bascula do banheiro, e até mesmo, aquelas ondas que conseguem atravessar do meio do ar para o vidro, comecei a pensar em refração. E enquanto eu imaginava isso, de olhos fechados, eu realmente conseguia visualizar todas as ondas na minha mente, como se fosse um filme de ficção científica. E por fim, perdi o sono.

Sexta-feira passada (07/12/12) cheguei em casa eram dez horas e alguns minutos - não me lembro pra ser exata. Peguei meu cachorro pra dar uma volta e aproveitei pra comprar cachorro quente. Cheguei até a barraquinha pedi meu cachorro quente e observava o rapaz enquanto preparava meu lanche, mas sem prestar muita atenção, estava olhando e viajando, como sempre. Ele me perguntou se era pra comer ali mesmo ou se eu iria levar pra casa, respondi que era pra levar. Ele começou a girar a sacolinha eu imaginei um eixo em que ele girava em torno para que as coisas que estavam no cachorro quente não saísse, pensei no torque... momento... Ri sozinha. Voltei pra casa rindo pensando na física, em como ela é maravilhosa e me diz o porquê.

E mais um momento de "inspiração" que veio enquanto acordava. Acordei e como de costume, fiquei enrolando na cama, senti algo gelado em mim e percebi que era uma moeda, mas como sou assustada, no mesmo momento em que encostei na moeda eu a empurrei e ela caiu no chão. Pensei na gravidade, força peso, logo pensei na energia mecânica potencial gravitacional. Imaginei também que se a moeda se chocasse com o chão, mas se continuasse rolando, teria a energia mecânica cinética ali mais a energia dissipativa, e entraria a força de atrito ali, faria com que a velocidade da moeda diminuísse... e finalmente o atrito venceria! E mais uma vez ri de mim mesma, e acordei com o desejo de aprender mais sobre essa ciência que continua a me explicar os fenômenos da natureza.

OBS.: São apenas as experiências que me lembro, mas com certeza existem outras, principalmente as que envolvem a parte de termodinâmica (dilatação, calor).

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images

Navigation-Menus (Do Not Edit Here!)

Subscribe