Anxiety Disorders (Transtornos de Ansiedade)

1:58 AM

Como todo mundo sabe que me amarro em entender o por quê das coisas... E geralmente tem a ver com as coisas da natureza (explicação pra gostar de física - consequentemente matemática) e o ser humano, comportamento, pensamento e o funcionamento. Acho que na verdade, animais em geral. Mas o assunto que quero falar aqui é sobre alguns transtornos de ansiedade mais conhecidos, em resumo, claro. Até porque eu não sou nenhuma profissional da área, apenas curiosa.
Então vamos lá.

Primeiro:
Ansiedade Generalizada

Ansiedade Generalizada não é:
Ficar nervoso ou irritado por causa de responsabilidades ou eventos que estão por vir na sua vida.

"Droga! Eu realmente tenho que estudar pra essa prova!"

Isso é o que eu me refiro como RESPOSTA AO ESTRESSE, no qual é um jeito do corpo de preparar ou de te motivar a fazer o que precisa ser feito.









Ansiedade Generalizada é:
O constante medo que o pior está por vir, e se vê completamente incapaz de lidar (com a situação).

"Droga! Se eu falhar eu nunca vou ter meu diploma! Ou nunca um trabalho! Então eu vou ser um sem teto e morrer!"

Geralmente caracterizado por pensar no"E SE", ansiedade generalizada também não prepara nem protege a pessoa do que eles tem medo, e usualmente termina causando mais problemas do que os resolvendo.








Ansiedade Social (Fobia Social) não é:
Ser introvertido ou antissocial.

"Você não vem? 
Ah... festas não são realmente minha coisa."

Ser introvertido não é sinônimo de ser antissocial ou ter ansiedade social. Introvertidos são assim por preferência pessoal e não por ter medo de gostar de pessoas.










Ansiedade Social é:
Um extremo medo de estar em certas situações de socialização.

"Você não vem?
Eu provavelmente vou só me envergonhar"

Ansiedade Social é o medo de ser ENVERGONHADO ou HUMILHADO na frente dos outros, ao ponto onde mesmo o mais inofensivo deslize pode ser percebido como devastandor. Quem sofre disso lida com esse medo também evitando as situações de socialização o tanto que possível, ou sendo extrovertido o quanto pode afim de mascarar qualquer imperfeição percebida.






TOC (Transtorno Compulsivo Obsessivo) não é:
Estando insatisfeito a não ser que alguma coisa seja feita da sua maneira/maneira deles.

"É, lavando a louça de novo, mesmo que eu já tenha feito isso. Eu não sei, parece com TOC ou alguma coisa assim."

Ser muito particular sobre a maneira como as coisas são feitas é apenas um jeito que humanos de se ADAPTAR para fazer a vida mais fácil pra eles mesmos. Se alguém é FLEXÍVEL sobre essas coisas ou não, é mais uma questão de PERSONALIDADE.






TOC é:
Se sentir obrigado a fazer certos comportamentos afim de controlar a ansiedade.

"48, 49, 50. Aí está, agora está limpo de verdade. Desse jeito Joe não vai ter anafilaxia usando isso."

Se isso é uma rotina ou fazendo uma tarefa numerosas vezes, a pessoa com TOC sente que eles DEVEM fazer esses comportamentos afim de diminuir a ansiedade deles e se sentir seguro. Isso é um comum MECANISMO DE DEFESA, e NÃO é uma questão de preferência pessoal.








Transtorno do Pânico não é:
Uma resposta ao estresse extremo para qualquer estressor particular ou grupo de estressores.

"Agghh! Uma cobra!"

Pessoas respondem à estressores em diferentes graus, e embora algumas pessoas tenham mais reações extremas aos extressores, isso não quer dizer necessariamente que eles sofrem de PÂNICO.










Transtorno do Pânico é:
Um extremo medo do desagradável sintomas do estresse.

"Agghh! Um ataque de pânico!"

Frequentemente o transtorno do pânico acontece quando alguém experiencia os sintomas do estresse sem a presença de um estressor óbvio. Em outras palavras, o corpo manda um FALSO ALARME que é tão assustador que quem sofre se PREOCUPA sobre isso acontecer de novo, o que geralmente só serve pra trazer de volta os sintomas mais frequente em forma de ATAQUE DE PÂNICO. As vezes, quem tem TDP associam os pânicos deles com lugares ou situações, então começa a evitá-los. Isso é conhecido como Agorafobia.






Eu gostei muito dessas ilustrações de o que é e o que não é, porque até mesmo já confundi por causa do senso comum. Então espero que tenham gostado! Até o próximo post. ;)

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images

Navigation-Menus (Do Not Edit Here!)

Subscribe