Matemática e Física

6:05 PM

     

O tema que eu quero abordar aqui hoje é sobre como eu comecei a gostar de matemática e física. As pessoas que me conhecem hoje devem achar que eu sempre gostei, mas isso não é verdade. Eu já odiei a matemática e a física. E isso fez com que eu questionasse: Por que as pessoas não gostam de matemática? Por que elas não gostam de física? E por que algumas pessoas toleram mais física do que a matemática?

Bem, primeiro contarei a minha história de vida... Tô brincando. Começarei pela matemática e depois pela física.
Vamos lá! Eu estava na sétima série e eu odiava matemática porque todo mundo dizia que era chata e que era difícil, então eu caia nessa "ah! não quero saber de matemática... é chata!". Mas eu não tinha tanta dificuldade com matemática, pelo que eu me lembro. Sempre gostei de ciências (sempre relacionada mais a biologia do que química e física) porque eu gosto de saber o porquê das coisas. Enfim, na minha sétima série entrou uma professora nova que ela era muito mal humorada e tinha cara de cachaceira, pois é. A galera zoava muito ela, mas enfim... Foi nesse ano que as coisas começaram a complicar porque entrou a tal da equação de "Bhaskara" (que não é de Bhaskara). E aquilo era complicado de se entender ainda mais com uma professora que não estava disposta a ensinar direito. Pois bem, a minha sorte é que mamãe tinha um amigo que era professor de matemática e um dia ele veio aqui em  casa me ensinar. E em menos de uma hora eu consegui entender a matéria e veio uma luz na minha cabeça e eu pensei "Cara, matemática é muito legal!". E aí enquanto minha mãe e o amigo dela conversavam eu ouvi ele dizer que eu tinha facilidade em aprender matemática e que eu peguei o jeito rapidinho. Quem fiquei muito feliz de saber disso? Hahahaha.
Enfim, na escola os amiguinhos que não conseguiam entender me pediam ajuda porque eu havia aprendido e eu me sentia feliz em poder ajudá-los.
Quando chegou no primeiro ano entrou a física. Tá que na oitava série eu tive uma "introdução" ao que iríamos aprender em química e física, mas não foi grande coisa pra me fazer gostar ou não. E o primeiro professor que eu tive era louco, mas era gente boa. Porém ele largou antes que eu sentisse algo pela matéria. Entrou um professor que passava um monte de coisa no quadro e não explicava direito e aí o meu desinteresse foi total. Eu realmente falava "eu não gosto de física" não porque dessa vez eu via um monte de gente dizendo isso, mas porque eu não conseguia entender o porque a gente tava estudando aquilo, aquele monte de fórmula... De onde saíram? Quem inventou isso? Serve pra que na minha vida? Enfim... terminei o primeiro ano do ensino médio odiando física. Então, no segundo ano eu tive uma troca de professor. Era uma professora chamada Patrícia (já simpatizei com ela porque é o nome da minha mãe). E no segundo ano é o ano que é ensinado termodinâmica e óptica. E cara, ela já começou a aula perguntando o que era Física e explicou o que era e o que ela estudava... Aquelas palavras simplesmente entraram na minha mente e ficaram ecoando e eu comecei a pensar "ah, talvez física não seja tão ruim assim!". O que eu gostava nela é que ela aplicava a física ao dia a dia. E isso é muito importante. Na verdade é fundamental. Porque a maioria das pessoas que não gostam dessas matérias se perguntam "mas onde eu vou usar isso na minha vida?" e quando aplica-se no cotidiano fica mais simples de enxergar. Matemática e Física andam juntas e com ela nós podemos enxergar o Universo como ele realmente é. Podemos saber o porque o céu é azul, por exemplo.

Agora voltando as questões de "Por que as pessoas não gostam de matemática? Por que elas não gostam de física? E por que algumas pessoas toleram mais física do que a matemática?"

1- Por que as pessoas não gostam de matemática? 
Essa é uma pergunta complexa. Porque não tem apenas uma razão. Tanto que eu dei uma pesquisada pra ver se eu achava algo sobre o assunto. Um trecho do texto que eu li:
O estudo revela que a dificuldade em Matemática é tida como natural, o que gera nos alunos insegurança e medo, às vezes não decorrente da falta de estudo, mas de terem assimilado ou aceitado a Matemática como algo realmente difícil e que somente quem tem aptidão consegue aprender.
O que eu mais penso é que as pessoas já falam tanto que matemática é difícil e é chata que isso fica na cabeça de todo mundo. Tanto que a primeira experiência que eu contei foi sobre isso, eu ouvia todo mundo dizer o quão chata e difícil que eu não queria saber. No mesmo lugar que eu li a citação acima ele dá outras razões:
As causas da rejeição à Matemática podem estar associadas aos alunos, considerando sua renda familiar, a escolaridade de seus pais, seus hábitos de estudos e às impressões que têm da Matemática e do professor. Conhecendo as principais causas é possível que se faça uma intervenção eficaz.
E nessa outra parte ele fala da culpa poder ser do professor e eu também tive essa experiência.  É claro que os pais influenciam e muito nisso. Minha mãe sempre pegou no meu pé pra eu estudar e tirar notas boas.

2- Por que as pessoas não gostam de física?
Eu acho que pelo mesmo motivo da matemática. Porque a física ela precisa da matemática como ferramenta para explicar como o Universo funciona.

3- E por que algumas pessoas toleram mais física do que a matemática?
Bem, é exatamente porque a física é uma demonstração de como as coisas acontecem. A física precisa da matemática, mas pelo fato dela explicar como tudo funciona as pessoas conseguem se interessar mais. Ou seja, ela é mais aplicável ao cotidiano do que a matemática. Apesar da matemática estar em exatamente tudo que você faz. O tempo todo você olha que horas são pra não chegar atrasado. Quando você tem um relacionamento sério com alguém você conta os mês e os anos que você está com aquela pessoa. Quando está muito frio ou muito quente você procura saber qual é a temperatura. As contas do mês. Você vai ao supermercado você precisa fazer um cálculo de quanto você pode gastar... Enfim, são muitas coisas.

O que quero dizer com isso é que não é pra ter medo ou ter raiva só porque alguém disse que você tem que temer ou não gostar. Primeiro experimente pra vê se você gosta ou não. Se o problema está no professor que não explica direito, tente conversar sobre a didática. Talvez se ele mudar pode ajudar.
É isso aí, pessoal! ;)







Fonte do texto: REJEIÇÃO À MATEMÁTICA: CAUSAS E FORMAS DE INTERVENÇÃO


Dedicado ao meu leitor assíduo: Mike.

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images

Navigation-Menus (Do Not Edit Here!)

Subscribe