The Feynman Series - Beauty

6:17 PM

Esse cara... concordo com tudo que ele diz no vídeo.

"eu tenho um amigo que é artista, mas as vezes ele tem um ponto de vista que eu não concordo muito. Ele segurava uma flor e dizia: olhe o quão bela é e eu concordava e ele falava: veja, como artista eu posso ver o quão belo isso aqui é, mas você como cientista desmonta tudo isso e ela se torna uma coisa tediosa. E eu acho que ele é meio maluco.
Primeiro, a beleza que ele vê está disponível para as outras pessoas e para mim também, acredito, apesar de que eu posso não ser tão esteticamente refinado como ele é, mas eu posso apreciar a beleza de uma flor. Ao mesmo tempo, eu posso ver muito mais sobre a flor do que ele vê. Eu poderia imaginar as células lá dentro. Os movimentos complicados, que também possuem beleza. Quer dizer, não há beleza somente nessa dimensão de um centímetro, mas também há beleza em dimensões menores. A estrutura interna, também os processos, o fato de que as cores e as flores se evoluíram a fim de atrair insetos para polinizá-las, é interessante. Significa que insetos podem ver a cor. Isso adiciona uma pergunta: será que esse sentido estético também existe nas formas inferiores que... por que é estético? todo tipo de questões interessantes que com a ciência, o conhecimento, só aumenta a excitação e o mistério e o encantamento de uma flor. Apenas aumenta. Não entendo como pode subtrair.
Se você espera que a ciência lhe dê todas as respostas para todas as perguntas maravilhosas sobre o que nós somos, para onde vamos, qual o significado do universo, e assim por diante, então acho que você pode facilmente se tornar desiludido e buscar alguma resposta mística para esses problemas, como um cientista pode aceitar uma resposta mísitica, eu não sei, porque o espírito da coisa é entender... bem, esqueça isso, quero dizer que eu não entendo isso. De qualquer forma, se você pensar a respeito, da maneira que eu penso, é que estamos explorando, estamos tentando descobrir o máximo que pudermos sobre o mundo.
Pessoa me perguntam: você está procurando pelas leis definitivas da Física? Não, eu não estou, estou apenas olhando para descobrir mais sobre o mundo, e se acontecer de existir uma lei simples e definitiva que explica tudo, que assim seja. Seria uma coisa legal de se descobrir. Se por acaso for como uma cebola com milhões de camadas, e nós estamos apenas fartos e cansados de olhar para as camadas, então que assim seja. Mas qualquer que seja o resultado, a natureza está lá e ela vai revelar-se tal como ela é. Portanto, quando formos investigá-la, não devemos pré decidir o que estamos tentando fazer exceto para descobrir mais a respeito.
Veja, uma coisa é certa: eu posso viver com dúvida e incerteza e ficar sem saber. Eu acho que é muito mais interessante viver sem saber do que ter respostas que podem estar erradas. Eu tenho respostas aproximadas, e possíveis crenças, e diferentes graus de certeza sobre diferentes coisas, mas eu não tenho certeza absoluta de nada, e há muitas coisas que eu não sei nada a respeito. Mas eu não preciso ter uma resposta. Eu não me sinto amendrontado por não saber as coisas. Estar perdido em um universo misterioso sem ter nenhum propósito, que é a maneira como realmente é até onde eu posso dizer, possivelmente. Não me assusta. Então, com tudo isso, eu não consigo acreditar nas histórias especiais que foram inventadas sobre o nosso relacionamento com o universo em geral porque elas parecem ser muito simples, muito conectadas, muito locais, muito provinciais. A terra, ele veio até a terra! Um dos aspectos de Deus veio até a terra, aceite isso! E olhe para o que está lá fora, como pode... isso não está em proporção. De qualquer forma, não adianta argumentar. Não posso argumentar. Só estou tentando lhe dizer, pelo ponto de vista científico, ou pela visão do meu pai, que devemos olhar para ver o que é verdade e o que pode não ser verdade. E uma vez que você começar a duvidar, que para mim é uma parte muito fundamental da minha alma, é duvidar e perguntar. E quando você duvida e pergunta, fica difícil de acreditar."


You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images

Navigation-Menus (Do Not Edit Here!)

Subscribe